quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Prece dele São Mármaro(Oração proferida em 1940 em frente à Igreja Matriz de São João Marcos-RJ, quando Getúlio Vargas decretou a demolição da cidade, que seria inundada por causa do aumento da represa de Ribeirão das Lages, por ordens da Light. Para Fernando Portugal, e à memória de seu avô, que era médico em São João Marcos e lutou FISICAMENTE com as forças policiais pra que a cidade, patrimônio histórico NACIONAL, não fosse destruída. A história PROVOU que tal decreto presidencial foi INSENSATO. Também à memória de minha mãe, em seu aniversário de falecimento. Requiem aeternam dona eis, Domine, et lux perpetua luceat eis.)

Senhor do mundo, vós Três
me conheceis a caveira: este androloso navio,
embora dele Indigno eu seja,
como de resto imereço o Sopro mágico
que ora me aparta dos nove braços
da Terra, igual Manhã de nós todos  -
latinos gregos hebraicos

vós Três sabeis, meu Deus!
Que essa caveira montou pernas e braços
nas caravanas que subiram o Eufrates,
onde em bazares, e mafuás, jorravam séculos
de cima dos elefantes  -
há muito as amas de leite
dos nhonhôs Ofídicos,  -
e entre estes braços me envergonho, Incluso.

A própria terra inda não se enxugara
das águas de vossa Ira, e já meus olhos eram Semente
na voz do antigo Dragão.

Sou hoje a idade do bronze
multiplicada em Frestões
de novecentas manhattans,
subi os galhos do menezes côrtes
como também o fizeram
meus pais e avós em Babel, antes das guerras
descambonarem cogumelos gigantes sobre a cidade de São João Marcos,
como hoje se Vê.

E foram tantos sinais
de vosso abraço que não Vicejamos,
nem mesmo enxergamos o sol
nos girassóis de Van Gogh , Erê ele mesmo, um dos maiores
da sacra Ordem de Viramundo

hoje em riba e por Tudo
noite se espreguiça elástica
na mambucaba das Horas, as lampadosas do Encanto
não vigem nos terraços do mundo mais nada
além de espinhões gafanhotos rançosos todos
de Abismo, ninguém não vendo_____

que Amigo ainda ressuscitas toda manhã
nos ombros de cada homem
ainda pleno de Infâncias.
Miserere nobis, Domine. 
 (Restos da antiga Igreja Matriz, construída em 1796 e que um dia reuniu preces e casórios na cidade de São João Marcos, localizada na região do Vale do Paraíba, no interior do Rio de Janeiro. Foto: Sofia Moutinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário